Descobrir drivers do PC Manualmente é mais fácil do que você pode imaginar. Confira!


Quem formata computador, sendo técnico ou não, certamente já teve o problema de instalar o sistema operacional na máquina e ficar faltando algum drive do pc. Quem ainda não passou por esse problema, um dia vai passar. Mas como identificar e instalar o drive correto? Veja abaixo:


Dica: O idel, é antes de formatar o computador, fazer o backup dos drivers, assim basta utilizar o programa para restaurá-los. Existe também programas específicos para descobrir drivers, como o DriverEasy, por exemplo. Mas você também pode descobrir os drivers do pc manualmente, veja os passos logo abaixo.


encontrar drivers



Descobrir drivers do PC manualmente


A maneira que eu utilizo para descobrir drivers manualmente, é através de uma busca na internet utilizando os IDs do Hardware que pretendo encontrar o driver. Para isso temos que encontrar os IDs do dispositivo, siga os passos abaixo:




  1. Acesse o gerenciador de dispositivos. Acessando > painel de controle > sistema e segurança > sistema > Gerenciador de dispositivos;

  2. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo que está faltando o Driver, ele estará com um ponto de exclamação em amarelo;

  3. Na caixa que abriu, clique em propriedades;

  4. Na caixa de seleção “Propriedade“, escolha “IDs de Hardware“;

  5. Copie agora um dos valores que estão no campo “valor”;

  6. Acesse o Google, cole este valor no campo de pesquisa e clique em pesquisar;

  7. Pronto, agora é só encontrar o driver no resultando de buscas, baixar e instalar.


encontrar drivers do pc manualmente


Dica -> Procure por mais de um ID: caso não encontre o driver de primeira, utilize outro valor de id para fazer a pesquisa no Google, mas geralmente encontramos o driver logo na primeira pesquisa.